logo
Faltam
50
Dias
14
Horas
33
Minutos
21
Segundos

28/08/2016

Conheça o Espaço Tecnologia da Fecoimp

Em sua terceira edição, espaço continua a inovar

A Feira de Indústria e Comércio de Imperatriz - Fecoimp é uma feira multissetorial composta por diversos espaços distintos há muitos anos. Alguns destes espaços tomaram proporções muito grandes e se tornaram feiras, como a Móvel Norte e Feira da Beleza. Com isso, nos últimos anos, a feira vem se reinventando e apostando em novos segmentos, como é o caso do Espaço Tecnologia, que teve sua estreia na Fecoimp de 2014.
“O espaço tecnologia foi uma iniciativa do então presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz – ACII, Jairo de Almeida, com o objetivo de ser um atrativo para a Fecoimp de 2014. Naquela ocasião, o presidente Jairo me convidou para juntos construímos um projeto para o espaço tecnologia”, conta o coordenador do espaço desde sua estreia, o diretor para assuntos de Tecnologia, Emmanuel Silva Xavier.
Este espaço movimenta empresas do ramo, como as startups (empresas em seu período inicial, com custos de manutenção muito baixos, mas que conseguem crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores, em sua grande maioria, do ramo de tecnologia e inovação), cursos de tecnologia das instituições de ensino técnico e superior e grandes empresas que fomentam este ramo. Além do espaço em si, são proporcionadas palestras na área.
Nas duas primeiras edições do Espaço Tecnologia, foram oferecidas diversas palestras, como a que ocorreu em 2014 com Manoel Pimentel, palestrante internacional, falando sobre metodologias ágeis de desenvolvimento de software. Já na edição de 2015, ocorreu o primeiro encontro do Google Developer's Group (grupo de desenvolvedores das tecnologias Google) em Imperatriz, dentro da Fecoimp.
O público alvo do espaço tecnologia é bem variado, indo desde de entusiastas, profissionais e estudantes da computação (abrangendo os cursos que existem na cidade, como sistema de informação e engenharia da computação) até pessoas interessadas por economia criativa, inovação, empreendedorismo e marketing.
De acordo com o coordenador do espaço, Emmanuel Xavier, este ano o espaço tecnologia vem com uma proposta diferente. Este novo formato só está sendo possível de ser feito graças ao patrocínio do Instituto Federal do Maranhão - Campus Imperatriz que desde a primeira edição do Espaço Tecnologia tem sido um parceiro/expositor de destaque na Fecoimp.
“Esse ano o espaço tecnologia será um ambiente onde as pessoas podem trazer seus notebooks e demais dispositivos para usar uma conexão de internet de alta velocidade. Teremos uma área de convivência compartilhada onde as pessoas poderão fazer networking, compartilhar experiências e fazer negócios”, ressalta Emmanuel. Também fará parte deste espaço, o grupo PC Gamers ITZ, este grupo é composto por pessoas que tem como hobby os jogos eletrônicos e usam computadores de altíssimo desempenho para desempenhar tal tarefa. Alguns destes computadores estarão disponíveis para o uso do público do espaço.
O grande evento do Espaço Tecnologia neste ano será uma Corrida de Startups organizada pela The Creative Pack (Hub nacional de inovação). Nesta corrida serão identificados junto aos empresários da região problemas que têm prejudicado os principais segmentos da economia da região, afim de se encontrar ideias criativas e inovadoras como solução. Em síntese, a comunidade acadêmica da cidade será convidada para juntos criarem novos negócios nesta corrida com vistas a solucionar problemas das empresas da região.

“O público pode esperar um espaço tecnologia com muita informação. Durante toda a feira, palestras e oficinas serão realizadas no auditório do Espaço Tecnologia, capacitando os inscritos a atuarem neste novo formato da economia mundial que é baseado em inovação e criatividade”, finaliza o coordenador do espaço.
O Espaço Tecnologia fica localizado no piso superior do Centro de Convenções de Imperatriz. A Feira de Indústria e Comércio de Imperatriz será realizada nos dias 14 a 17 de setembro, um evento da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, com patrocínio da Secretaria de Indústria e Comércio, a Secretaria de Cultura e Turismo, Sistema Fiema, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão, Governo do Maranhão, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Porto do Itaqui, Mateus Supermercados, Banco do Nordeste, Fecomércio, Caixa, Suzano, Valor Logística Integrada e Governo Federal. Com apoio do Sebrae, Gráfica Tauá, Sesc, Meu Doutor, Escola de Negócios Excellence, Intituto Federal do Maranhão, Rio Anil Transporte e Logística, Conjove, Associação Médica de Imperatriz.

Nossos Parceiros